Livros- Antes da Moda



Essa semana como dica de leitura para o carnaval eu indiquei a série "House of night" que tem como primeiro livro "Marcada". Ainda falando de vampiros, mas lançado antes da moda, eu queria fazer algumas considerações sobre "Os sete" e "Sétimo" ambos de André Vianco.

Os livros fazem parte de uma trilogia sobre sete vampiros portugueses que reapareceram no Rio Grande do Sul, graças a dois jovens mergulhadores que encontraram uma caixa muito suspeita, junto com uma enorme caravela no fundo do mar. Visando a fortuna que o achado daria aos jovens, em comum acordo com uma Universidade, abrem a tal caixa e sem querer acabam ressuscitando sete malignos vampiros.

Deste ponto em diante o enredo gira em torno da saga de Thiago e seus companheiros para tentar eliminar os setes vampiros, cada um com um poder especial. Atualmente a história pareceria igual as demais que estão no mercado, se não fosse pelo fato da ação se passar no Brasil (com direito a sotaque e tudo) e dos livros terem sidos lançados antes do surto "Crepúsculo".

Como bem lembrado por Vinicius Martins nos comentários de "Indomada", assim como grande parte dos livros, este também não nos explica a origem dos vampiros, mas para quem gosta de ação e suspense é um prato cheio.

Até que os vampiros saiam da tal caixa, a narrativa é bastante enrolada e não objetiva. Os livros possuem capítulos curtos e o foco narrativo muda constantemente. Muitas vezes lemos um capítulo narrado por um personagem que aparece e morre em três páginas, sem ter muita consequência para a história principal. Acredito que estes sejam os pontos mais fracos da obra de André Vianco: a falta de objetividade e a demora para desenrolar o enredo principal, nos mostrando histórias paralelas e curtas que mais parecem pequenos contos de terror. Como ponto forte, destaco a narrativa detalhada de violência e de terror (ainda que às vezes previsíveis) e as surpresas que a história principal nos trás nos dois livros. Muitas coisas acontecem com os personagens principais que nos causam surpresa e ansiedade para saber o que vai acontecer.


Enfim, "Os sete" e "Sétimo" são ótimas leituras para quem gosta do gênero, principalmente porque os romances ficam em segundo plano. "O turno da Noite" encerra a trilogia, mas como ainda não o li, o comentário vai ficar para um próximo post.

Michele Lima.

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
0 Comentários
0 comentar