Três décadas de músicas - Filmes

Na onda do Oscar, as músicas de hoje são temas de filmes de sucesso. Escolhi algumas músicas de cada década e até o fim do século 20 temos material que não acaba mais. Entretanto, dos anos 2000 pra frente, como disse a Giovi, uma das colaboradoras e conselheiras desse blog, Titanic parece que afundou as trilhas sonoras. Ou vai ver que eu estou ficando velhinha de mais para gostar das músicas atuais, se bem que atualmente poucas são as músicas indicadas para o Oscar que acabam se tornando hit mundial.

Para começar, Dirty Dancing, também um clássico da Sessão da Tarde. O filme é de 1987 e tem Patrick Swayze e Jennifer Grey como protagonistas. Vencedor do Oscar de melhor canção original com a música (I've Had) The Time of my Life de Bill Medley e Jennifer Warnes


The Goonies também de 1985 conta a história de um grupo de adolescentes e crianças que para salvar o bairro onde moram, entram em uma grande aventura em busca de um tesouro perdido. O filme é produzido por Steven Spielberg e escrito por Chris Columbus, com a trilha sonora da minha rainha do pop da década de 80, Cindy Lauper.



Representando a década de 90 temos Filadélfia de 1993. O filme apresenta a questão do preconceito contra homossexuais e/ou portadores do vírus HIV e a relação paradoxal do preconceito velado na sociedade americana da época. Tom Hanks, Denzel Washington e Antonio Banderas fazem parte do elenco. O filme em 1994 foi premiado com melhor canção, Streets of Philadelphia de Bruce Springsteen e melhor ator com Tom Hanks.



Ainda na década de 90, uma década rica em trilha sonora de filmes, temos Armageddon (1998) com Liv Tyler, Bruce Willis e Ben Affleck. I Don't Want to Miss a Thing do grupo Aerosmith compõe a trilha do filme.


Uninvited faz parte da trilha sonora de Cidade dos Anjos de 1998, assim como Iris de Goo Goo Dolls. Apesar de não ter ganhado nenhum Oscar, o filme foi indicado ao Globo de Ouro por melhor canção original por essa linda música de Alanis Morrissette. Foi difícil escolher entre as duas, mas em termos de clipe, prefiro Iris.

Dos anos 2000 pra frente o material começou a ficar escasso. Poucos filmes tiveram uma trilha sonora agradável. Em 2002, Madonna compõe a trilha de um dos clássicos do cinema, 007 - um novo dia para morrer com Die another Day.



Para encerrar, em 2005 temos Madagascar com I Like To Move It, Move It, já fazia algum tempo que um desenho não mostrava uma boa música sem ser melosa demais.


Menção honrosa: We Don't Need Another Hero- Tina Turner (Mad Max- Além da cúpula do trovão), I Will Always Love You - Whitney Houston (O Guarda Costas), My Heart will go on – Celine Dion (Titanic), Childhood - Michael Jackson (Free Willy), Kiss from a Rose – Seal (Batman de1989), You’ll be in my heart – Phil Collins (Tarzan- 1999), Can You Feel the love Tonight – Elton John (Rei Leão), Don't You (Forget About Me) - Simple Minds (Clube dos 5), Decode- Paramore (Crepúsculo) entre outros.

Michele Lima

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
3 Comentários
3 comentar
avatar

Mi, adorei o post! Obrigada por me citar também!
Ótimas escolhas!!
Só faltou a menção honrosa a "Way back into love" (Letra e música), hein?
Se eu me lembrar de mais músicas, volto a escrever.

Responder
avatar

Acho que uma boa música de filme dos anos 2000 é "Lady Marmalade" do filme Moulin Rouge (2001), cantada por várias cantoras.

Responder
avatar

É sim Vini, mas não é uma regravação?

Responder