Três últimas décadas

Por conta do sucesso do clipe Telephone de Lady Gaga e Beyoncé, esta semana o espaço das Três décadas de músicas, conforme indicação da Giovi, homenageará as músicas que tratam de alguma forma sobre o telefone. Na verdade, mas que isso, vamos relembrar algumas músicas que usaram essa invenção tecnológica como meio de expressar seus sentimentos e vontades.

Como representante da década de 80 temos Stevie Wonder com I Just called to say I love you. Esta é uma das composições mais simplistas e a meu ver mais brega do compositor. No entanto, é uma das que mais fez sucesso comercial, chegando a Billboard em primeiro lugar por três semanas consecutivas. Aqui no Brasil, também temos a nossa versão brasileira, cantada por Gilberto Gil.



Na década de 90 o brilhante Gabriel o Pensador nos presenteia com 2356meia78. A letra conta a história de um rapaz que liga para suas ex-namoradas de um orelhão público, para tentar marcar um encontro com alguma delas. “Tá na hora de afogar o ganso” é uma expressão que foi muito utilizada na época e até hoje é sinônimo de sexo.



Representando a última década, temos a rainha do pop, Madonna com Hung Up. Imagina se rainha é daquelas que espera uma ligação? Não, não mesmo, mas grande parte das mulheres sim. Poucos sabem, mas a introdução da música e que acompanha o single ao longo da melodia, é do Gimme Gimme Gimme do grupo ABBA. Hung Up além de ter sido composto pela própria Madonna também foi composto por dois dos ex-integrantes do grupo: Benny Andersson, Björn Ulvaeus. O single ocupou a sétima posição na Billboard, sendo o terceiro maior da história, ocupando o primeiro lugar em 45 países. É a música que ficou em primeiro lugar em mais países, quebrando o recorde dos Beatles. O video abaixo é a apresentação da rainha durante o Grammy de 2006.



Semana que vem Três últimas décadas mostrará as mulhres no mundo rock, mandem já as sugestões de vocês!

Michele Lima

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
9 Comentários
9 comentar
avatar

Dos anos 80, lembro-me de outra música muuuito brega: "Hello", do Lionel Richie. Apesar de o telefone só aparecer aos 4 minutos do clipe, é por meio dele que o professor Richie se comunica com a ceguinha.

Nos anos 2000, David Cook fez uma versão magistral dessa música no American Idol, "and I loved it" (COWELL,Simon 2008).

Voltando aos anos 80, tem um clipe horrível e péééssimo do Village People com a temática telefone. A música se chama... "Sex over the phone". Se tiverem curiosidade, vejam o clipe no Youtube. Eu não recomendo.

Dos anos 90, não me lembro de mais nenhuma música/ clipe.

Responder
avatar

Bem que vc falou Giovi de Hello e de And I loved it, mas confesso que me esqueci. Quanto a dos anos 90, tb não me lembro de nenhuma outra.

Responder
avatar

Ah, não posso deixar de comentar "Hung up". A Madonna é tão fantástica que conseguiu fazer uma música brilhante - que se tornou a minha segunda preferida de toda a sua carreira - a partir da minha música preferida do ABBA!
Gostei tanto de "Confessions on a dance floor" que nem tenho palavras para me expressar.
God save the Queen!

Responder
avatar

Sem querer puxar o saco de Madonna, já puxando, acho que sua música é superior as demais porque ela consegue brincar com o duplo sentido da expressão Hung Up (desligar o telefone/estar vidrado em alguém). É metalinguagem pura. You go Madge! Ah! Nos anos 90, tinha um grupo chamado All Saints (uma versão mal acabada das Spice Girls) que tinha uma música legalzinha com a temática telefone chamada Bootie Call (1998).

Responder
avatar

Faltaram na lista dois representantes do cancioneira nacional: Leandro e Leonardo com o hit "Pense em mim" e Tati Quebra-Barraco com a pérola "Atoladinha". Só sucessos!

Responder
avatar

Já que é pra homenagear o cancioneiro nacional, eu sugiro aquela do Chitãozinho e Xororó: Alô, tô ligando pra saber só se vc está, tava à toa e por isso resolvi ligar...

Responder
avatar

Nossa! A memória musical de meus amigos me impressiona! Vcs se lembraram de canções belíssimas e deveras importantes à cultura de nosso país. Pena que não colocaram os vídeos...

Sobre "Pense em mim", vcs se lembram que foi de uma propaganda do Pinho Bril, com o BRILhante Carlos Moreno? Revejam no Youtube. E viva a intertextualidade aqui no blog!

Responder
avatar

Eu me lembro bem da propaganda do Pinho Bril!! Acho que as músicas sertenejas citadas não devem ter clipes, pois são antigas e o videoclipe no Brasil chegou tarde. Além disso, os cantores desse gênero nunca se preocuparam em fazer clipes de suas músicas.

Responder
avatar

AINDA BEM!!!

Ver esses clipes seria um show de horror, rsrs.

Responder