Christina Aguilera: Lady Gaga ou Madonna?

Terça-feira nas Rapidinhas surgiu uma polêmica sobre o clipe de Christina Aguilera. Recentemente vi que alguns sites e blogs estão comparando Christina com Lady Gaga, até mesmo Akon declarou que o estilo é quase o mesmo. O site Popline publicou suas declarações: "Eu definitivamente sinto que Christina Aguilera está se inspirando muito em Lady GaGa. É tudo quase idêntico"

No entanto, na contra- mão, meus colaboradores, Vinicius e Giovanna, perceberam algo que eu, particularmente, não havia percebido. O novo clipe de Christina Aguilera,“Not Myself Tonight", tem inspirações claras de dois clipes da rainha do pop Madonna. As referências são gritantes! Mas como no momento tudo gira em torno de Gaga, poucos notaram as semelhanças entre Aguilera e Madonna. Como aqui a gente mata a cobra e mostra o pau, irei listar algumas das referências que pude perceber assistindo aos clipes. Provavelmente não falarei de todas, mas isso eu deixo para os fãs da rainha.



Human Nature

Os figurinos dos clipes são bem parecidos e as duas cantoras estão cercadas por seus bailarinos. Em um determinado momento as duas aparecem de lingerie, só que Madonna com uma preta e Aguilera com uma vermelha. Madonna, com seu figurino mulher gato morena de cabelo de espantalho, usa seu chicotinho, aparece presa em uma cadeira e tem uma mulher amarrada meio que como refém, o mesmo faz Christina Aguilera com o mesmo estilo, apenas com uma cadeira extremamente brilhante e neste caso sim: estilo Lady Gaga.



Express Yourself

Homens estilo operário aparecem nos dois clipes. Todos com calça jeans azul e sem camisa na chuva. As duas cantoras também aparecem no topo de uma escada de frente para os homens, a diferença é que Madonna está de terno e dançando e Aguilera está mais para uma patroa vigiando seus empregados. Reparem que a rainha se rasteja até uma tigela, provavelmente com leite e o mesmo faz Christina, porém o liquido é preto. Para finalizar mais uma referência: um dos operários musculoso termina na cama com as loiras.



Em termos musicais, a canção de Christina Aguilera é bem diferente das duas de Madonna. O estilo é evidentemente outro. Acredito que os fãs enlouquecidos de Gaga estejam mais uma vez extrapolando. É claro que tudo que é exagerado vai nos lembrar Lady Gaga, mas acho que está mais do que comprovado que as referências do clipe de Aguilera são outras....

Michele Lima

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
3 Comentários
3 comentar
avatar

Mi, obrigada por desenvolver os tópicos que eu e Vini escrevemos no comentário àquele post.
Vc destacou as principais semelhanças entre os clipes. Citei "Erotica" pelo teor sadomasoquista do clipe da Aguilera, sobretudo em relação à roupa que ela veste na cena da cadeira.
O teor Gaga do clipe ficou por conta do vestuário, principalmente os óculos escuros. Eu e o povo temos memória curta. Fizemos a referência na hora. Mas não quero dizer que ela está copiando a Gaga. Como disse no post anterior, não há mais como pensar em "quem copia quem". O que vale é ver o que está fazendo sucesso e ir em frente.
Só não sei se as referências madônnicas foram propositais ou não... que são evidentes é fato!

Mas como é legal rever o clipe de "Express yourself", né? Rainha é rainha...

Responder
avatar

Agora com sua explicação entendi a citação do Erótica. Acho que o conceito do clipe é mais Madonna mesmo e o óculos é bem Lady Gaga kkkk.

Responder
avatar

Bom, acho que a Michele já falou de todas as referências. A pergunta que não quer calar já foi feita pela Giovi: "Aguilera copiou descaradamente os clipes de Madonna ou simplesmente fez uma homenagem à Rainha?". Particularmente,eu creio na segunda opção, afinal, as referências são gritantes, Aguilera é fã de Madonna e é provavel que seus fãs também sigam a carreira da camaleoa do Pop, então, ela não ia conseguir enganar ninguém. O diretor do clipe, Hype Williams, nunca trabalhou com Madonna, mas dirigiu Lady Gaga e Beyoncé em "Videophone" além de uma farta leva de cantores da Black Music americana. Gosto do fato da Christina Aguilera continuar honesta com relação à sua carreira, ela faz aquilo que nós podemos chamar de "pop de raíz", sem se deixar levar pela onda da moda de verão.

Responder