Animação, segundo a Wikipédia é o processo pelo qual “cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente, fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado”. Em outras palavras, seria dar vida aquilo que é estático. Pensando nisso, selecionei, com a ajuda de Marcelo Victor, Vinicius Martins e Giovi, alguns clipes com animação das três últimas décadas. Como a lista é muito grande, resolvi separá-la em duas partes. A segunda será postada no domingo que vem!
Anos 80
Dire straits - Money for nothing. O clipe foi um dos primeiros a mostrar uma animação por computador, sendo considerado inovador para época (em 1985) e é até hoje um dos clipes mais tocados pela MTV americana.
Peter Gabriel – Sledgehammer. Depois de sua saída do grupo Genesis, Peter Gabriel só atinge grande popularidade com o álbum So, em 1987, com canções como Sledgehammer. O clipe também foi considerado inovador para a época, principalmente pelo trabalho de edição e montagem da animação.
Fred Schneider - Monster. Monster faz parte do álbum solo de Fred Schneider do grupo The B-52s. A animação é bem pobrezinha e o clipe é bem bobo, mas chega a ser engraçado!
Anos 90
Pearl jam - Do the evolution. O clipe foi co-dirigido por Kevin Altieri, diretor de Batman: a série animada, e Todd McFarlane, desenhista de Spawn e do videoclipe Freak on a Leash do grupo Korn. O vídeo começa com a evolução da vida, desde a menor célula à extinção dos dinossauros e o reinado do homo sapiens, mostrando a natureza primitiva do homem, sua violência e irracionalidade.
Spice girls - Viva forever. Tão fofo o clipe! O single foi gravado meio às conturbações da saída de Geri Halliwell do grupo. O sentido da letra e do clipe pode ser interpretado sobre a perda de um amigo. Cansei minha beleza de assisti-lo no disk MTV!
Red hot chili peppers – Californication. Depois da volta do guitarrista Frusciante, já reabilitado de seus vícios, o grupo grava o álbum Californication, fazendo um clipe de animação baseado em histórias de vídeo-game, sendo considerado um dos mais criativos da banda, segundo muitos fãs. Cansei de assistir esse clipe na MTV!
Última década
Madonna – Music. Um dos meus clipes preferidos de Madonna, pois mostra uma sátira aos clipes de rappers. A parte da animação é mostrada quando a rainha vira uma super heroína, lutando e destruindo os nomes de suas músicas mais famosas representadas com luzes de neón no alto de prédios. A tosca MTV americana censurou as cenas em que se passam no strip bar.
The Offspring – Hit That. Parte do clipe é mostrada pela visão do cachorro que está fugindo do seu dono, um homem de cara azul (?!). A letra fala, entre outras coisas, sobre ter um filho ainda muito jovem. Isso se reflete na cena final do clipe em que o pobre do cachorrinho é castrado. Poderiam ter mostrado a castração de jovens inconsequentes que colocam filhos no mundo sem ter como criá-los!
Mika – Lollipop. Dialogando com Na hora do Plim Plim, temos aqui o pirulito Lollipop! O clipe é totalmente animado e a mocinha é uma versão da Chapeuzinho Vermelho, já que o clipe é uma paródia do conto.
Ficou muito legal, Mi! Gostei da ideia de dividir a lista em duas partes, pois são tantos clipes! Como estou numa fase Matchbox Twenty, vi que no clipe de "Unwell" também aparece a animação de um cachorro. Nossa, se juntar esse clipe a "Hit that" e aquele do Frejat, dá um post independente: clipes de animação com cachorros!
Ah, dá uma olhada no seu contato aqui do blog, porque acho que o e-mail está com um errinho. Bjo, me liga (de verdade!)
Adorei a seleção! O pirulito na música do Mika é uma metafora da infância, ele diz: "Aproveite o pirulito porque o amor vai te deixar pra baixo", ou seja, aproveite a infância porque vc vai crescer, se apaixonar e aí já era. Achei fantástico! A Rainha do Pop têm um clipe inteiro animado chamado Dear Jesse (1989), no qual ela aparece de fadinha, mas não é lá um grande hit.
Não me lembrava de "Dear Jessie", Vini. A música é bonitinha, mas o clipe é muito infanto-lúdico-artístico e fica chatinho... Sugeri para a Mi "Who's that girl", em que aparece uma Madonninha.
Mi, eu fico tão contente sempre que você coloca um clipe do Pearl Jam nessa coluna! Pena que os demais clipes da banda não são tão interessantes para serem postos aqui.
... como eu não poderia deixar p/ trás: em 1995 o U2 fez a trilha de um dos filmes do Batman ( Achjo que o Batman Forever): Hold me, thrill me, kiss me, kill me... ele tbm é todo em animação... o Bono aparece como o Coringa... foi bem na época da Zoo TV Tour... ;D