Três décadas de música

Dessa vez resolvi falar de clipes em preto e branco. Não, não são clipes antigos, são clipes que estão em preto e branco pela escolha do próprio artista ou do diretor do videoclipe. Particularmente, não gosto muito, prefiro os coloridos, mesmo aqueles exageradamente cheios de cores. Porém, graças à ajuda de Giovi e Vinicius, consegui fazer uma seleção de clipes interessantes e até mesmo marcantes, ainda que sem cores.

Década de 80

Train of Though – A-Ha. A música teve mais sucesso na Inglaterra do que nos E.U.A e teve o mesmo conceito que Take on me com cenas de animação durante o clipe.



Another Day in Paradise – Phil Collins. Nessa música Phil Collins quer chamar atenção para o problema da falta de moradia nas grandes cidades do mundo. O cantor diz que ficou chocado ao ver em Washington um grande número de pessoas vivendo em extrema pobreza e que por isso fez a música. Acho que vou mnadar um email para Phil e convidá-lo a passar um dias aqui no centro de SP, quem sabe ele faz uma música para mim.



Wanted dead or alive – Bon Jovi. Muitos clipes, principalmente de bandas de rock, mostram apenas cenas de seus shows. Wanted dead or alive é exatamente assim, sem muita criatividade ela representa aqui todos os clipes de bandas que por preguiça, falta de tempo ou sei lá o que, apenas nos mostram as suas vidas cansativas e suas turnês.



Década 90

Vogue – Madonna. Um clássico de Madonna. A canção foi inspirada em passos de algumas discotecas em Nova Iorque que consistia em realizar uma série de gestos com os braços e mãos, meio que imitando os modelos da capa da revista Vogue. No clipe Madonna se uniu ao diretor David Fincher, o mesmo de Express Yourself e Oh Father. Vogue vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo todo é o mais vendido da carreira de Madonna.



More than words – Extreme. Escutei tanto essa música na minha adolescência que sinceramente, enjoei. Tanto que nem escutei por completa dessa vez para colocar aqui no blog. No entanto, é inegável que a canção embalou muitos jovens dos anos 90 e permaneceu por muito tempo com o título de segunda música mais executada de todos os tempos.



Scream – Michael Jackson & Janet Jackson. Apesar de não gostar da música, esse clipe é um dos meus preferidos de Michael Jackson (vai ver que é porque gosto de animes). O clipe é o mais caro da história (5.000.000 dólares) e ganhou um MTV Video Music Awards de melhor coreografia. Como a música foi feita na mesma época das acusações de pedofilia, Michael usou a letra dar sua resposta a imprensa. O videoclipe mostra Janet Jackson e ele em uma nave espacial fugindo da terra e da mídia.



My All – Mariah Carey. Gosto dessa música na versão que Mariah Carey apresentou na primeira edição do Divas Live. Já o clipe foi gravado na versão original com Mariah nas praias de Porto Rico. My All estabeleceu um novo recorde para a cantora, sendo seu décimo terceiro hit número um da Billboard Hot 100.


Última década

Save Me – Hanson. A década começa com os três loirinhos emplacando mais uma quatro anos depois de MMMbop. A música fez parte da trilha sonora internacional da novela Laços de família de Manoel Carlos.



One – Mary J. Blige & U2 . One é na verdade de 1991 e é considerada uma das melhores músicas do U2. Em 2005, Mary J. Blige foi convidada pelo grupo para cantar com eles em uma apresentação em Nova Iorque. Depois de ser ovacionada pela platéia, Mary J. Blige se uniu ao U2 para gravar um novo clipe e uma nova versão da música.



Like a Boy – Ciara. Inovandora, Ciara grava Like a Boy (antes de Beyoncé com If were a boy) vestida de homem e com todos os trejeitos masculinos. Like a Boy foi indicadA por Melhor Coreografia em 2007 pelo MTV Video Music Awards , mas o prêmio foi dado a Justin Timberlake por My Love.



Diva – Beyoncé. Todos sabem, ou já perceberam que Beyoncé passou por um fase preto e branco para mostar seu “eu” e seu “alter ego”, como Yin e Yang. Durante um tempo só gravava clipes assim e confesso que já não agüentava mais. Não selecionei Single Ladies porque o clipe já foi exaustivamente passado em vários lugares. Em Diva, Beyoncé encarna seu alter ego Sasha Fierce e usa ropuas e um óculos bem extravagantes. Preciso dizer que nunca entendi isso de alter ego….

 

Outros clipes em preto e branco: Madonna: Cherish e Justify my love, Capital Inicial - O passageiro, Rolling Stones – Love is strong, Richard Marx – Hazard, The Black Crowes – She talks to angels, Matchbox twenty – If you're gone, Gloria Estefan – Reach, Geri Halliwell - Look At Me, Sixpence None the Richer - Kiss Me, N'Sync – Gone, Shania Twain – When You Kiss Me, Christina Aguilera – The Voice Within, Britney Spears – Someday I Will Understand, Ricky Martin, Amerie & Fat Joe – I Don't Care, The White Stripes – I Don’t Know What To Do With Myself, U2 – Electrical Storm, Robbie Williams: AngelsFeel, Beyoncé: Ego, Single Ladies, If were a boy, Broken Hearted Girl.

Michele Lima

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
14 Comentários
14 comentar
avatar

Nossa Mi.....vc desenterrou varios sucessos heim!!! hahaha
More than words eu tenho q ouvir todo dia na aula de alongamento na academia!!!! hahahhaha

Bjs

Responder
avatar

Mi, a seleção de clipes ficou muito boa!
Gosto muito de clipes P&B, dão uma cara diferente à música e ao artista. Só que eles não podem exagerar como fez a Beyoncé...

Responder
avatar

Acho que nessas últimas décadas houve um exagero de clipes preto e branco (Beyoncé que o diga), eu também prefiro os coloridos, mas acho que vale a pena quando o conceito do clipe casa com o branco e o preto. Assim, no clipe de Oh Father, como estamos vendo o passado de Madonna, branco e preto tem tudo a ver, também em músicas mais melancólicas como várias mencionadas no texto, mas acho que muitos clipes (como o de Diva) ficariam melhor coloridos mesmo.

Responder
avatar

ONE do Metallica!!!!!!!!!!

Responder
avatar

Nirvana - in bloom

Responder
avatar

Oasis - The importance of being idle e Wonderwall

Responder
avatar

RED HOT CHILI PEPPERS SOUL TO SQUEEZE

Responder
avatar

yesterdays - guns n' roses

Responder
avatar

CIARA - LIKE A BOY: esse clip tem tudo e é daquele tipo que nunca sai de moda. Não tem exageros nem nada que futuramente possa ser considerado "tosquice". É simples, mas não perde pontos por isso, pelo contrário, é esse o seu charme. Tem uma coreografia de fazer cair o queixo de qualquer um. A idéia do clip tbm é muito interessante (ver a letra).

Responder
avatar

Concordo Like a Boy é um excelente clipe com uma ótima coreografia! E adoro a letra da música!

Responder
avatar

Anônimo disse...
RED HOT CHILI PEPPERS SOUL TO SQUEEZE

19 de maio de 2010 18:07

Concordo plenamente! para mim a melhor música dos Red Hot, O clipe é de um filme chamado The Coneheads!

Responder
avatar

Patrick Swayze Featuring Wendy Fraser - She's Like The Wind

Responder
avatar

Adoro She's Like The Wind!!! Bem lembrado!

Responder
avatar

ONE DO METALLICA(2)

Responder