A Copa e a nova bola



O assunto Jabulani (o nome da bola oficial, que significa celebrar) está me incomodando nos últimos dias. Muito se fala dessa nova bola da Fifa, apresentada em novembro do ano passado. Os fabricantes garantem que é a bola mais perfeita até agora, pois sua aerodinâmica permite uma trajetória e um controle estável sob todas as condições. Entretanto se antes ela foi recebida com muita animação, agora por parte dos jogadores brasileiros ela virou motivo de reclamação.

Tudo isso porque segundo Júlio César, goleiro da seleção, ela é muito leve e atrapalha a defesa do goleiro. O atacante Luis Fabiano também andou reclamando, bem como o nosso querido Dunga, que "brilhantemente", atacou um dos secretários da FIFA, dizendo que Jerome Valcke nunca tocou numa bola, o que deve ser bem verdade.

Porém, o fato é que a bola é a mesma para todos os times e se caso ela apresente realmente alguma dificuldade, ela apresentará para todos. Essa foi a frase dita por Galvão Bueno na última segunda-feira (dia 07/06) durante o amistoso da seleção contra a Tanzânia. O narrador esportivo só se esqueceu de comentar que muitos times receberam a nova bola oficial bem antes do Brasil e que a seleção brasileira não treinou com ela porque não quis. Bem, porque não quis pode ser maldade minha, não treinou porque o fabricante de Jabulani é a Adidas e o nosso patrocinador é a Nike.

Dessa forma, não dá para culpar a Fifa de nada, nem usar a nova bola oficial como desculpa para um possível fiasco nessa Copa. Não adianta reclamar de Jabulani nas vésperas da Copa do mundo, se não treinamos com ela antes por questões financeiras! Patrocinador é importante, mas será que não dava para usar essa nova bola de alguma maneira sem prejudicar o contrato com a Nike? Agora faltando menos de 1 semana para o início dos jogos culpar e reclamar da bola é muito fácil.

Michele Lima

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
3 Comentários
3 comentar
avatar

A Jabulani é um lixo...já joguei com ela!!!
Pra quem chuta forte, sobe demais!!! Faz mto efeito =(

As bolas da nike são melhores!!! \o/

Gostei do post Mi.

Bjssss

Responder
avatar

Bom, eu não jogo futebol Lipe, mas acredito em vc. O que me irrita é o fato da Nike ou da própria CBF impedir que os jogadores treinassem com a nova bola meses antes da Copa do mundo.

Responder
avatar

A CBF digo Sr. Ricardo Teixeira, é um fanfarrão!!!
Ele afunda cada vez mais o nosso futebol!!!

A Nike so ta preservando a imagem dela como patrocinadora da seleção.

Responder