Três décadas de música - Nomes

De vez em quando alguém é homenageado por algum cantor/compositor que se lembra do nome de alguém importante e resolver escrever uma canção citando-o. Dessa forma, segue abaixo uma seleção de músicas com nomes de pessoas.

Década de 80

Toto – Rosanna. Em termos musicais eu prefiro “Lia”, mas minha amiga Giovi tem razão, o clipe Rosanna é mais legal, sem contar a história de amor e ódio por trás dessa música. Rosanna é Rosanna Arquette, irmã de Patrícia Arquette (da série Meddium), de David Arquette (da trilogia Pânico) e cunhada de Courteney Cox-Arquette (a Mônica de Friends). Na época da canção Rosanna era ex-namorada do tecladista do Toto e simplesmente odiou seu nome na música!



Michael Jackson – Billie Jean. De todas do rei do pop, Billie Jean é a minha favorita, tanto a música quanto o clipe. Billie Jean fala de um homem que é perseguido por uma mulher que diz que ele é o pai de seu filho. Segundo o próprio Michael, em sua auto-biografia Moonwalk, a história foi inspirada nas groupies que perseguiam seus irmãos, bem estilo maria chuteira!



Laura Branigan – Gloria. A música na verdade é uma versão do compositor italiano Umberto Tozzi, que fala de uma jovem que está se arruinando e  perdendo sua inocência.



Suzanne Vega – Luka. Quando eu tinha uns 12 anos achava essa música muito legal, mas só depois com quase 16 é que descobri que a música falava de violência doméstica e abuso infantil.



Década de 90

Silverchair - Ana's song. A canção é sobre o vocalista Daniel Johns que lutava contra uma anorexia nervosa. Ana é o nome "carinhoso" adotado pelos que sofrem de anorexia. Segundo Daniel, ”a música não é sobre estar apaixonado pela doença, mas sim sobre esconder-se atrás dela”. Música e clipe bem depressivos.



Los Hermanos - Anna Júlia. Essa não é uma música chata, ela é simplesmente muito, muito chata! E não acho isso, só porque o clipe foi passado zilhões de vezes na MTV não! Não gostei da música desde a primeira vez que a escutei. Quem sabe um dia, se eu tiver estômago, faço uma lista de músicas insuportáveis. Com toda certeza Anna Júlia estará nela!



Blondie – Maria. Único retorno da banda desde os anos 80 com o álbum No Exit. Em fevereiro de 99, Maria chegou a ser a canção número 1 do Reino Unido, uma façanha para Debbie Harry que estava com 53 anos. Semana passada a senhorinha completou 65 anos! A música fala de uma Maria bem latina e caliente, estilo a do Ricky Martin.



Última década

Jay Z & Beyoncé Knowles – 03 Bonnie and Clyde. Acho que Bonnie e Clyde dispensam apresentações, mas para quem não os conhece, o casal foi uma dupla de assassinos e assaltantes de bancos durante a década de 20. Já o casal do clipe nem precisaria assaltar um banco, já que são podres de ricos!

Lily Allen – Alfie. A música é uma crítica ao comportamento preguiçoso do irmão mais novo de Lily Allen, Alfie Owen-Allen. Seria engraçado se o Alfie escrevesse uma música falando do comportamento da cantora! PS: tenho #medo do boneco que aparece no clipe!



Franz Ferdinand – Michael. Do primeiro álbum da banda, Michael é uma música homoerótica. O vocalista, Alex Kapranos, afirmou em entrevista à revista britânica Boyz que a canção foi escrita sobre dois amigos seus. Sei, é sempre o amigo do amigo (rsrsrs).



Menção honrosa (mas não para todas as músicas): Red Hot Chili Peppers – Dani California, Christina Aguilera, Mya, Lil’ Kim & Pink – Lady Marmalade, Fernanda Abreu – Kátia Flávia, Scissor Sisters – Laura, Aaron Carter – Oh Aaron, Goo Goo Dolls – Iris (está na lista de clipes de filmes), Kaiser Chiefs – Ruby, Britney Spears – If U Seek Amy, Tiririca – Florentina, Roberto Carlos – Lady Laura, LS Jack – Carla, Ricky Martin – María, Lady Gaga – Alejandro, Pearl Jamm – Jeremy (está na lista de clipes com escola), Europe – Carrie, Rod Stewart – Baby Jane, Eric Clapton – Layla, Elton John – Daniel, The Police – Roxanne, Starship – Sara, Capital inicial – Fátima; Natasha, Richard Marx – Angelia, Steve Perry – Oh Sherrie, The Mission – Severina, Guns n' Roses – My Michelle, The Calling – Adrienne.

Anteriores a década de 80: Kiss - Beth, Christine Sixteen, Rolling Stones – Angie, ABBA – Fernando, Chuck Berry - Nadine (em homenagem a minha amiga Nadine) e Beatles - Michelle.

Lista de Marcelo Victor, Giovi, Vinicius Martins e Michele Lima
 
Michele Lima

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
11 Comentários
11 comentar
avatar

Faltou Nadine, do Chuck Berry! E Michelle dos Beatles! bota um adendo aê!

Responder
avatar

Ok, tem toda razão Nadine! Em sua homenagem acrescentarei na lista, só não coloco os clipes pq estão fora das décadas do post.

Responder
avatar

A lista ficou bem heterogênea; legal.

Como os anos 80 eram bons...

Estou selecionando as sugestões da semana que vem.

Responder
avatar

Giovi, tentei selecionar clipes com artistas que pouco aparecem por aqui.

Responder
avatar

Dos Beatles também tem "Lucy in the Sky with diamonds" e (last but not least) Lady Madonna.

Vc viu que o policial do clipe da Beyoncé e do Jay Z já fez LOST e FRINGE?

Responder
avatar

Além dessas, tem "Hey Jude", "Penny Lane" e "Eleanor Rigby".

Responder
avatar

é. os beatles têm um montão. sweet jane, do lou reed; martha, do tom waits; jezebel, da sade.
mas eu gosto mesmo das brasileiras, mesmo não tendo videoclipe: sonia, do leo jaime; silvia, do marcelo nova; dinorah, do ivan lins; vera gata, do caetano veloso; e, é claro, maria chiquinha, do sandy jr.

Responder
avatar

Márcio!!! Que honra!!! Boa memória essa sua, do Ivan Lins tem Madalena e do Caetano tem Tieta!!!!

Responder
avatar

"sandy jr" é um único ser?

Responder
avatar

Faltou Angie dos Rolling Stones, dizem as más línguas que foi um pedido de desculpas a Angie, esposa de David Bowie, dizem que ela os pegou......!

Responder
avatar

Tem razão Marinês!!! Ela pegou os dois na cama!!!

Responder