Três décadas de Música - Parte I - Parcerias

Hoje vamos mostrar algumas parcerias do mundo da música. Ainda que os cantores optem por uma carreira solo, as parcerias parecem que são sempre muito bem aceitas, principalmente porque muitas vezes gera lucro para os artistas.

Anos 80

Michael Jackson e Paul McCartney: Say, say, say. Tem tanta coisa para falar desses dois que não caberia neste post! Por isso, vou me ater somente ao clipe. Bob Giraldi, o mesmo diretor de Beat it, dirigiu Say, say, say. O clipe conta com as ilustres aparições de Linda (na época mulher de Paul) e La Toya (a irmã louca de Michael). Michael e Paul se tornaram muito amigos nessa época, mas a amizade logo em seguida foi rompida. Paul jamais perdoou Michael por comprar os direitos das músicas dos Beatles.



Run-D.M.C e Aerosmith – Walk this way. Originalmente a música é de 1975, mas essa versão é de 1986 e fez com que o Aerosmith voltasse às paradas de sucesso. No clipe há uma parede que divide Steve Tyler e Perry dos integrantes do Run. Acho que a banda Aerosmith está precisando de um Run-DMC de novo em sua carreira, não?



USA for Africa: We are the world. Infelizmente quando ouço essa música, inevitavelmente, me lembro da Solange no BBB4 cantando-a. Isso me traumatizou eternamente. Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie lideraram um projeto para ajudar a diminuir a fome e as doenças na África. No clipe participam 45 artistas! Os vocais foram divididos entre 21 cantores, incluindo Richie, Jackson, Tina Turner, Bob Dylan e Bruce Springsteen.



Anos 90

Eros Ramazzotti e Tina Turner: Cose della vita. Falando em Tina Turner, a rainha do rock já fez várias parcerias, mas essa é a única bilíngue. Enfim, minha musa por aqui, com um belíssimo clipe dirigido por Spike Lee.



Céline Dion e Bee Gees: Immortality. Já tive uma época muito Bee Gees, mas quando ocorreu essa parceria, essa época já havia passado. Embora admita que Celine Dion tenha uma voz impecável, a considero muito dramática! Existem dois clipes dessa música: um mostrando os cantores no estúdio de gravação e outro um pouco mais elaborado. Logicamente selecionei o segundo.



Salt’N Pepa e En Vogue – Whatta Man. Ganhador de três MTV Video Music Awards, a parceria das meninas foi bastante proveitosa, pois a música conseguiu atingir o terceiro lugar da Billboard Hot 100.



REM e Kate Pierson – Shiny Happy People. Música de REM, incluída no documentário dirigido de Michael Moore, Fahrenheit 9/11, e tem a participação da vocalista Kate Pierson da banda The B-52's. O clipe é super colorido e tem até coreografia! A música é uma ironia a uma propaganda chinesa que fazia considerações sobre o massacre da Praça da Paz Celestial.



Anos 2000

Huey Lewis e Gwyneth Paltrow – Cruisin’. Parceria realizada no filme Duets (em 2000), o último dirigido pelo pai da atriz Gwyneth Paltrow, o diretor Bruce Paltrow. Musiquinha de elevador e consultório médico, mas é bem legal.



Seether e Amy Lee – Broken. Casal lindo, música linda, tudo lindo nessa parceria! No entanto, Amy tinha que dar seu toque sombrio aparecendo com asas negras.



Melanie C e Lisa “Left Eye” Lopez – Never Be the Same Again. Poderia ter entrado na lista de clipes “em casa”, mas é nesta seleção que fica a homenagem póstuma a Lisa (ex TLC que morreu em um acidente de carro). O resultado da parceria com Melanie foi o topo das paradas do Reino Unido, derrubando as amigas Spice Girls.



Santana e Michelle Branch – The Game of Love. Adoro essa música, mesmo ela sendo um pouco chiclete. A parceria fez bastante sucesso na época e a música chegou a fazer parte da trilha sonora da série Smallville.



Vanessa da Mata e Ben Harper – Boa Sorte. Para terminar a lista dessa semana, uma parceria entre uma brasileira e um americano. Preciso confessar que a voz da Vanessa da Mata me envolve completamente. Quando menos espero, estou eu cantando suas músicas, mesmo quando não gosto delas. A parceria rendeu bons frutos, principalmente para a cantora brasileira, mas não chegou a alcançar sucesso nos E.U.A.



Na próxima semana as divas Cher, Madonna e Beyoncé, além de outras parcerias, claro!

Lista e seleção de Giovi, Vinicius Martins e Michele Lima

Michele Lima

Veja Também - Clipes com Parcerias - Parte II


Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
4 Comentários
4 comentar
avatar

Mi, o post ficou excelente!
Lembro-me de ver o clipe de Eros + Tina, pela primeira vez, no Fantástico. Eles ainda passam clipes lá? Era demais conferir as novidades musicais pelo programa. Muito antes de a MTV existir, meu irmão virou fã de Kiss por meio do "show da vida"!
Adoro a música "Cose della vita", orginal e na parceria, e o clipe é lindo mesmo. Não sabia que tinha sido dirigido pelo Spike Lee.
A música da Mel C é tão chata... Vinicius vai me odiar por isso...
Aguardo os clipes da próxima semana.

Responder
avatar

hahahaha ele vai te odiar mesmo Giovi!!!
Dificilmente assisto ao Fantástico, mas acho que não passam mais clipes...

Responder
avatar

Quando li que o clipe de "Cose della vita" foi dirigido pelo chato do Spike Lee, pensei que iria ver tiroteio e gente sangrando, mas o clipe até que é "cute". Na verdade, há 4 parcerias nesse clipe: Eros + Tina + seu belo par de pernas.

Lembrei que nem sempre parcerias são bem-vindas, Nelly Furtado e Chris Martin (Coldplay) fizeram uma música em parceria que teve lançamento proibido devido a questões contratuais de uma das gravadoras envolvidas.

Responder