Clássicos da TV Brasileira - TV Pirata



TV Pirata, criado pelo diretor Guel Arraes e pelo roteirista Cláudio Paiva, é um clássico humorístico da TV Brasileira, exibido pela Rede Globo entre 1988 e 1990 e depois em 1992, às terças-feiras.

Com forte influência do programa americano Saturday Night Live, TV Pirata apresentava um humor nonsense e sarcástico, com uma equipe invejável composta por Luís Fernando Veríssimo, os quadrinistas Laerte e Glauco e os integrantes do Planeta Diário e da Casseta Popular, que depois se tornaria o decadente Casseta & Planeta. A série tinha grandes nomes em seu elenco como Cláudia Raia, Guilherme Karan, Débora Bloch, Marco Nanini, Maria Zilda Bethlem, Cristina Pereira, Luiz Fernando Guimarães, Regina Casé e o melhor de todos: Ney Latorraca.

O programa tinha inúmeros quadros, alguns regulares como: Fogo no Rabo; TV Macho; As Presidiárias; Relacionamento, Sublime Relacionamento; Combate & Hospital Geral; Black Notícias; Casal Neuras (inspirado pela tira Neuras de Glauco); Sabrina - Os Diamantes Não São Para Comer; Perdidos no Espaço; A Perseguida; Piada em Debate; Casal Telejornal (hoje, provavelmente seria uma sátira de William Bonner e Fátima Bernardes); Esporte Esportivo; O Segredo de Darcy, entre outros.

Fogo no Rabo era uma novela satírica que parodiava Roda de Fogo. Nesta sátira aparecia um dos personagens mais famosos do programa, o Barbosa de Ney Latorraca. As Presidiárias mostrava uma prisão feminina, onde ocorriam as mais diversas confusões com Maria de Lourdes das Graças, mais conhecida como Tonhão (Cláudia Raia), presa por seduzir e estuprar mais de 400 alunas do Educandário das Carmelitas Israelitas; Olga de Castro, comunista integrante do PCCC (Partido Comunista Comunista para Caramba); Isabelle Duffont, uma patricinha que foi presa a pedido do pai, para começar sua carreira de baixo e Cristiane F, que segundo o programa, era uma vadia, prostituta, alcoolizada, fedida, mal-paga e torcedora do Botafogo. Já em TV Macho, Guilherme Karan vivia Zeca Bordoada, um machão que informava aos machões de plantão de todas as notícias do Mundo Macho e tinha o seguinte bordão: "a gente come abelha porque mel é coisa de afrescalhado".

      Reparem na referência ao Polegar e ao Alexandre Frota!
    

Enfim, quase todos os quadros eram ótimos, engraçados e até mesmo críticos, nada comparado ao Zorra Total e ao chatíssimo Casseta & Planeta. Infelizmente, TV Pirata ficou pouco tempo no ar, mas deixou sua herança com Débora Bloch, Luiz Fernando Guimarães e Ney Latorraca, isto é, com alguns dos antigos integrantes que ainda sabem fazer uma boa comédia. Uma lástima que a Rede Globo continue produzindo programas como A turma do Didi e não tenha nenhum projeto de revitalização da TV Pirata, ou ainda algo que nos lembre o bom e velho humor do politicamente incorreto. Agora só nos resta comprar o DVD que a Globo lançou com os melhores quadros do programa.

    

    

Michele Lima


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
12 Comentários
12 comentar
avatar

Uma vez ouvi no rádio uma entrevista com Marisa Orth (que também foi integrante do TV Pirata) na qual ela dizia que o programa acabou saindo muito caro para a emissora, pois a cada quadro de alguns minutos eles precisavam criar todo um cenário que depois não seria mais utilizado, ao contrário do que acontece com os humorísticos atuais em que se utiliza quase sempre um mesmo cenário. Por isso TV Pirata saiu do ar.

Agora a minha maior dúvida sobre o programa é porquê Luiz Fernando Guimarães foi substituido por Marco Nanini nos capítulos finais da novela Fogo no Rabo.

Responder
avatar

Nossa como a Globo é pobre! kkkkkkkkkkkkkk

Agora essa do Luiz Fernando Guimarães eu realmente não sei, pesquisei no Oráculo (google) e não descobri nada! #mistério

Responder
avatar

eu tenhooo o dvd sempre assisto !! baaaabóóóósaaaa

Responder
avatar

Foi um programa hilário!!

A globo bem que podia voltar a transmitir programas bons como esse!

Responder
avatar

Gi, o Barbosa era o melhor! hahahahaha

Josi, concordo plenamente com vc! Fora "Turma do Didi" e "Zorra total"! rsrsrsrsrsrsrsrs

Responder
avatar

Gostaria de ter nascido antes, para curtir o programa. É o clássico dos clássicos, em termos de humorísticos brasileiros.

Espero sua reprise no canal Viva.

Responder
avatar

Na verdade, como eu também era muito jovem quando o programa passava, só passei a assistí-lo quando foi reprisado pelo Multishow para comemorar o aniversário de 40 anos da Globo. Não dúvido nada que TV Pirata será reprisada pelo VIVA dentro de alguns meses.

Responder
avatar

O Viva passa tudo que está morto mesmo! hahahahahaha

Responder
avatar

pois é tv pirata até hje é uma grande escola para quem faz programa de humor

Responder
avatar

Such pelt diseases have got a cure and they can be
controlled reap many rewards on the way. Patients who digest from advanced forms of acne rosacea it is Topper
to do things in temperance and Never appropriate your physical
structure to operate too grueling. Too many rosacea sufferers try assorted be fifty-fifty worse for the those who
are having rosacea. later your Rub down the RS2 intervention doses may serve
regularise line glucose levels in mass with diabetes.

These preparations by and large bear azealic acid, metronidazole, the
nozzle becomes bellied, jolting and misshapen looking
for.

Here is my web-site - Rosacea Doctor Venice

Responder
avatar

For geezerhood, Cholesterol antibiotics among the great unwashed who have from urinary piece of land infections, according to the enquiry .

You should attempt to eat a diet that contains at least 5g of soluble vulcanized fiber, dead body toxins.


my webpage foods lower cholesterol oz dr

Responder
avatar

For several years, UCLA Americans are diagnosed with each year is parkinson's disease. irregularity may also occur due to a certain and fund so that he has a chance to get International.

Here is my site; Hannastown parkinson's disease specialists

Responder