Três décadas de música - Clipes em terras estrangeiras

Aproveitando o show da Ivete em terras americanas, resolvemos fazer uma lista de clipes em territórios estrangeiros. Só não selecionei cantores ou bandas reconhecidamente internacionais que gravaram seus videoclipes nos Estados Unidos, uma vez que q maioria deles vive por lá.

Anos 80

Europe – Cherokee. O grupo é sueco e o nome da música é de um grupo indígena que vivia no leste dos Estados Unidos. A série "House of night", que fala de vampiros, também fala do povo Cherokee, só que mais estranho do que um livro de vampiros falar de índio é o clipe ter sido gravado em Almeria, na Espanha! O motivo? Só Deus sabe!


Scorpions – Big city nights. O clipe mostra os alemães do Scorpions na estrada, fazendo shows. Porém, entre um show e outro, algumas cidades aparecem no clipe e um pouco da cultura delas também. Além do Japão e outras cidades do oriente, o clipe mostra as praias brasileiras. Claro que com a mulherada só de biquíni!



Duran Duran – Rio. Apesar do nome da música, o grupo inglês não gravou o clipe no Rio de Janeiro! Na verdade em nenhum rio! O vídeo mostra a banda cantando e se divertindo em um iate no mar de Antígua, na Espanha.



Anos 90

Bryan Adams – Do I have to say the words? Bryan Adams é canadense e o clipe foi gravado na Turquia mostrando algumas cenas do país através de uma janela de um taxi.



Robert Plant e Jimmy Page – Wah Wah. Particularmente não gosto dessa música e acho o clipe muito simples, mas enfim, o clipe dos ingleses mostra um pouco de Marrocos e de sua música.



The Corrs – Dreams. O grupo irlandês levou seus instrumentos para China para gravar "Dreams". No clipe aparecem cenas das ruas e de alguns templos chineses.



A-ha – Early morning. Os noruegueses vieram ao Brasil! Na verdade, ao Rock in Rio II! O clipe mostra apenas a banda antes e durante o show.



Michael Jackson – They don’t care about us. Eles não ligam pra gente! Mas Michael liga! Tanto que resolveu gravar uma das duas versões de seu clipe aqui no Brasil. Dirigido por Spike Lee, o clipe foi filmado na favela Dona Marta, no Rio de Janeiro e no pelourinho, em Salvador. Sinceramente, não sei como Michael não derreteu com o sol brasileiro!


Anos 2000

Madonna – Jump. Apesar da rainha do pop nem ter pisado seus lindos pés no Japão, parte do clipe mostra cenas de pessoas praticando parkour (aquele esporte maluco em que as pessoas ficam pulando que nem macaco) nas ruas de Tóquio. Grande parte dos anúncios que aparece no clipe tem "Madonna" e "Jump" escritos em japonês.



John Bon Jovi – Thank You for loving Me. Musica romântica tem tudo a ver com Veneza, certo? Errado. Segundo Bon Jovi é melhor gravar em Roma. O clipe mostra alguns casais apaixonados e uma noiva correndo pelas ruas da cidade.



Sting feat. Cheb Mami – Desert Rose. A música faz parte da trilha sonora da novela “O clone”. O clipe de Sting foi gravado em um deserto árabe, só não me perguntem qual. Reparem que quando Sting se junta ao Cheb Mami ele tenta dançar um pouco. Hilário!



Ja Rule – Holla, Holla. Antes do Black Eyed Peas e do Snoop Dogg, Ja Rule já conhecia o Brasil! O americano gravou seu clipe em uma praia no Rio de Janeiro, claro, pois mulheres de biquíni combinam perfeitamente com rappers americanos.



Supla – Garota de Berlim. A música é dos anos 80 da antiga banda Tokyo, do Supla e contou com a participação da Nina Hagen, a verdadeira garota de Berlim. Em 2000, o Supla regravou a música, e fez um novo clipe em Berlim. Nina Hagen apenas faz uma pequena participação no videoclipe, tentando ajudar o cantor a encontrar a "nova garota de Berlim".

PS: Vendo esse clipe, lembrei tristemente do nosso novo rock, com Resart, ai, ai....




Lista e seleção: Michele, Giovi e Vinicius Martins.

Michele Lima


Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
3 Comentários
3 comentar
avatar

Ficou muito bom o post, Mi!

Arrume o nome da música do Supla. É simplesmente "Garota de Berlim", sem o artigo.

Diferente de vc, gosto muito de "Wah Wah". Mas concordo quando vc criticou a atual cena do rock nacional...

Responder
avatar

Curiosidade: a voz que aparece no começo do clipe "They Don't Care About Us" de Michael Jackson dizendo "Michael, Michael, eles não ligam pra gente" é de Angélica Vieira (http://angelicavieira.com/), produtora do programa mais antigo da TV paga, "Manhattan Connection", e frequentemente chamada por Lucas Mendes.

Responder