Noite em casa – "Quem quer ser um milionário"

 Confesso que fiquei desconfiada de toda badalação feita em cima do filme “Quem Quer Ser Um Milionário?”, afinal, um filme todo rodado na Índia e estrelado por atores que ninguém ouviu falar mundialmente, pensei logo que se trataria de um filme ao estilo de Bollywood. Porém, depois soube que o diretor era o Danny Boyles do filme Transpotting – “Sem Limites”, e o roteirista era Simon Beaufoy do filme “Ou Tudo ou Nada”, então imaginei que nenhum dos dois arriscaria suas promissoras carreiras se não valesse mesmo a pena. Ainda me fazendo de difícil ao ver que o filme estava ganhando todas as premiações possíveis e impossíveis do mundo do cinema, eu continuava resistente, nem sequer dei uma chance ao filme no ano em que foi lançado, até que acabei esquecendo sua existência. No entanto, no ano passado (2010) me lembrei dele e pensei: vou assistir!

“Quem Quer Ser Um Milionário?” tem o roteiro a partir do livro “O&A”, de Vikas Swarup, que traz a história de um jovem indiano chamado Jamal Malik (Dev Patel) que ganha visibilidade ao participar de um programa de TV. O garoto é pobre e órfão e, juntamente com seu irmão, cresce nas favelas de Mumbai, lutando dia após dia por sua sobrevivência num mundo predominantemente hostil para uma criança. Ainda na infância, Jamal conhece Latika, uma menina muito especial tornando-se posteriormente o seu grande amor.

O filme já começa empolgante, pois o jovem Jamal resolve participar de um programa ao estilo “Show do Milhão” e, para surpresa de todos, ele vai acertando todas as perguntas, porém isso gera uma grande desconfiança, afinal todos pensam: como um jovem pobre, sem instrução formal pode estar acertando as perguntas, pois nem os grandes intelectuais que participaram do programa tinham chegado tão longe. Prestes a ganhar o grande prêmio, a polícia se envolve e tenta descobrir primeiramente sob tortura física como o garoto conseguiu fraudar os resultados das respostas do programa. Jamal responde que simplesmente sabia as respostas e o delegado começa a questioná-lo, querendo saber o porquê das respostas de cada pergunta acertada; a partir daí tudo se desenrola com fatos que marcaram toda infância de Jamal, assim todas as respostas vão sendo justificadas por meio de uma história de vida totalmente atribulada e vivenciada nas ruas com muita miséria, traições, exploração infantil e violência. Ainda na infância percebemos que Jamal tenta manter sua integridade apesar de tudo, ao contrário do seu irmão, que é o oposto dele e a principal motivação de Jamal para participar do programa na verdade era a jovem Latika, que se perdeu dele e por isso ele queria apenas ser visto pra que ela que o encontrasse.
Os dramas de cunho social estão sempre presentes, porém não caem no sentimentalismo barato e fácil, pois existe um lirismo no drama e é isso que nos sensibiliza.

Enfim, ficamos ansiosos pra saber se Jamal conseguirá convencer a polícia de que está dizendo a verdade, se ganhará o prêmio e se ficará com Latika. Com um final emocionante o filme se torna muito dinâmico e é embalado por uma trilha eletrizante que mereceu com certeza o Oscar de “Melhor Trilha Sonora Original”. Tenho até vergonha de não ter assistido antes, pois dessa forma já teria assistido mais vezes. O filme em minha opinião mereceu todos os prêmios que ganhou, é magistral e com certeza agrada a todos. Vale a pena assistir!
       
       


Elda Rodrigues


Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
4 Comentários
4 comentar
avatar

Ainda não assisti a esse filme, mas pela resenha da Elda, parece que no fundo "Quem quer ser um milionário" é na verdade uma linda história de amor........

Responder
avatar

Também considero uma bela história de amor, mas com muita ação.

Responder
avatar

Booooommmmbboooouuuuuuu geraaaallllll, Eldaa!!!
Adoreeeeiiiiii a crítica... ainda não vi, mas agora estou louca para ver!!!
Beijosssss para as duas!!!

Responder
avatar

Oi Ivna!!! Tb fiquei com vontade de assitir!

valeu por comentar!

Bjs

Responder