Clássicos da TV Brasileira - Teleguiado



Já que na semana passada eu falei do “Disk MTV”, esta semana, ainda lembrando os clássicos da MTV, falarei um pouco do programa “Teleguiado”, apresentado pelo Vj Cazé Peçanha.

“Teleguiado” nunca foi meu programa preferido da MTV e só assistia às vezes. O programa era bastante interativo, pois o Cazé ligava para a casa das pessoas (antes cadastradas) e dava a oportunidade delas pedirem algum clipe, além de conversarem um pouco com ele, claro. No entanto, com o passar do tempo ,o Vj começou a apresentar alguns quadros no programa como "Dia de Shiva" e a "Alegoria da Caverna", que abordavam temas como filosofia e sociedade, tudo muito chato para uma garota de 16 anos.

“Teleguiado” inicialmente era exibido no horário do 12h30, mas eu só acompanhei realmente o programa durante a época em que era passado à noite, entre 19:00 e 19:30. O cenário do programa era extremamente cheio de detalhes com um fundo azulado. Já o Cazé, sempre aparecia de modo bizarro, com óculos extravagantes e muitas vezes de terno, sentado em uma cadeira giratória.

A parte mais legal do programa era o “Na Cara”, quando o Cazé desligava o telefone na cara do telespectador que pedia algum clipe que não podia ir ao ar, porque qualquer motivo que fosse! Também tinha o “Telefone do precatório”, quando o telespectador não atendia ao telefone e qualquer um podia ligar naquele momento para pedir seu clipe.

“Teleguiado” não é um clássico da TV brasileira, apesar de estar neste post, mas com toda certeza foi um clássico da MTV, ficando no ar de 1995 até 1999 com bastante audiência. Além disso, o próprio VJ, Cazé Pestanha, é um clássico por si só, não apenas da MTV, mas é um apresentador clássico que marcou uma geração. Abaixo um trecho do programa em que passa o clipe "Detetive" (primeiro vez que vejo!).

            

Michele Lima

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
4 Comentários
4 comentar
avatar

Acho que o sobrenome dele é Peçanha.

Eu gostava de ver o programa e sempre esperava que pedissem clipes antigos. Achava legal quando ele ligava para alguém da minha cidade, Rio Claro (e parece que ele tinha parentes lá).

O "Na Caaaara" era um momento especial. Lembro também que o Cazé falava muito "tchã-nã-nã". Quando o encontrei na Oca do Ibirapuera, numa excursão com a 8a-série, eu e meus amigos falamos "tchã-nã-nã" pra ele, rsrsrs, e pedimos autógrafo (que tenho guardado até hoje). Ai, a adolescência...

Responder
avatar

Juro Giovi que eu li Peçanha, mas ecrevi Pestanha! kkkkkkkkkkkkkk

Ah, o tchã-nã-nã, demorou anos para me livrar disso, falava toda hora! rsrsrsrsrsrs

Responder
avatar

Muito bom!!!
Gosto de vir por aqi e achar coisas que há tempos não vemos...
Abraços

Responder