Antes de apresentá-la, queria dizer para que colocassem a lista de vocês nos comentários! Mesmo porque, tenho certeza que será bem diferente da minha, pois sempre preferi as novelas das 7!
5. Café com aroma de mulher – Confesso, precisei de coragem para colocar essa na lista! Muita coragem mesmo, estou até com vergonha, mas preciso ser sincera, eu adorava a Gaivota! E como o Guy Ecker era bonitão! Adorava ver os foras que a protagonista dava no Sebastião e amei vê-la estudando e dando a volta por cima, bem estilo “Maria do Bairro” (que não entra na lista, mas seria a sexta colocada)
4. Usurpadora – Super brega? Sim! Com muitos clichês? Sim! Muito óbvia? Sim! Sim, eu concordo com todas as críticas feitas, mas a lista é minha e eu coloco a Paola e a Paulina onde eu quiser!
3. Vamp – Atualmente reprisada no canal Viva, a novela “Vamp” mostrou o universo vampiresco de uma maneira muito divertida! Ney Latorraca e Cláudia Ohana estão fantásticos nessa novela, além de ter uma das minhas aberturas preferidas! Claro que nenhuma ganha da abertura de “Rainha da Sucata”.
2. Quatro por quatro – Todo mundo detesta as novelas do Carlos Lombardi, porque sempre tem alguém (ou o Humberto Martins ou o Marcos Pasquim) sem camisa, mas “Quatro por quatro” foi mais do que uma novela com homem sem camisa, foi a novela que mostrou a vingança feminina! Além disso, foi uma das novelas que mais me divertiu!
1. A viagem – Escrita por Ivani Ribeiro, a novela foi ao ar em 1994. Na época nem sabia o que era espiritismo, mas me interessei muito pelos acontecimentos da história. Gosto é algo muito pessoal, não sei explicar exatamente o motivo que me faz escolher “A viagem” como a minha novela preferida, mas acho que um dos motivos é por ter sido extremamente inovadora, acho que mais até do que “Vamp”. Por causa dessa novela virei fã da Christiane Torloni!
Como deu para perceber eu tive uma infância um tanto mexicana e acho que me acostei tanto com os dramas mexicanos que nenhuma novela das nove da Globo conseguiu me marcar. Quero destacar também algumas novelas que eu gostei, mas que não coloquei na lista por não me lembrar muito delas: “Bebê a Bordo”, “Barriga de aluguel”, “Que rei sou eu”, “Cambalacho”, “Tieta”, “Rainha da sucata”, “Vale tudo”, “Top Model”, entre outras.
Ainda como menção honrosa devo citar: “Corpo Dourado”, “Carrossel”, “Chocolate com pimenta”, “Renascer”, “O rei do gado”, “A próxima vítima”, “Vira Lata”, “Pedra sobre Pedra”, “Por amor”, “Uma história de amor”, entre outras.
Hoje em dia não assisto mais novelas, mas a verdade é que elas fizeram parte da minha vida por muitos anos.
Michele Lima