Noite em casa - Senna. O Brasileiro. O Herói. O Campeão



Senna, ao menos para mim, era sinônimo de um domingo feliz, mesmo quando ele perdia, pois o mais importante era que eu tinha minha família reunida nas manhãs de domingo só para assistir a Formula 1, que inevitavelmente, perdeu a graça depois de sua morte. Demorei a assistir a esse documentário, dirigido por Asif Kapadia e lançado em 2010, porque eu sabia que com toda certeza iria precisar de alguns lencinhos para conter minhas lágrimas e foi assim mesmo.

O documentário inicia quando Senna começa a se destacar nos karts e seu primeiro ano na Fórmula 1, passando por toda sua carreira, mas dando ênfase a rivalidade com Prost, deixando de lado sua rivalidade com Mansell, além de mostrar entrevistas inéditas não só de Ayrton, como também de Prost e os comentários da família. Interessante notar que o documentário não nega que Ayrton só conseguiu se tornar piloto porque sua família era rica, mas também admite que só isso não faria de Senna o gênio que era. Tão genial que se tornou um mito mundial, maior prova disso é que o documentário não é nacional e sim da britânica Working Title (de “Quatro Casamentos e Um Funeral”).

Outra coisa interessante do documentário é que mostra o próprio Senna falando das dificuldades da carreira, em ter que deixar a família e amigos para ter que ficar na Europa e suas críticas à modalidade que o consagrou como campeão, uma vez que para ele, a Formula 1 tinha muita política nos bastidores .

Também gostei de ver novamente, mas agora com detalhes, sua incrível vitória em 1988, na corrida que lhe deu o título mundial, uma vez que Senna teve problemas na largada, ficando em décimo sexto, mas se recuperando maravilhosamente. Depois de sua vitória em 88, a McLaren se divide entre Prost e Senna e o documentário mostra bem que a rivalidade dentro da equipe, ficando mais acirrada ainda por conta do jogo político envolvido. Prost e Ayrton eram rivais dentro e fora das pistas, nada como a marmelada que a Ferrari cria nos tempos de hoje, já que na época era cada um si e Deus por todos.

O diretor Asif Kapadia e o roteirista Manish Pandey conseguem recriar a realidade e a tensão do momento das corridas, não poupando ninguém, nem mesmo o presidente da FIA na época, o francês Jean-Marie Balestre. O documentário deixa bem claro que a política na Fórmula 1 é bem mais forte do que os resultados nas pistas e que a rivalidade Prost-Senna resultou muito bem comercialmente para a modalidade.

Ainda podemos ver as narrações do Galvão, a cena clássica em que Xuxa o beija várias vezes em seu programa e Adriane Galisteu, que também aparece em uma ou duas cenas. No entanto, o enredo se concentra exclusivamente na carreira do piloto e não mostra nada sobre suas relações pessoais, portanto, ainda continuo sem entender os motivos que levaram a família a excluir Adriane Galisteu dos funerais do piloto. Xuxa poderia ser a ex, mas Adriane era a atual e sinceramente não consigo imaginar a dor pela qual ela passou, pois nem se despedir dele ela conseguiu fazer direito.

Apesar de algumas omissões no enredo, como a rivalidade com Piquet e Mansell, “Senna” serve muito bem para fazer com que a gente possa conhecê-lo melhor como profissional e matar um pouco da saudade do piloto, em uma época em que a Fórmula 1 fazia parte das nossas vidas.Duração: 105 minutos

           

Michele Lima

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
4 Comentários
4 comentar
avatar

Não vejo, tenho no pc e não consigo ver porque eu sei que vou chorar horrores! Então não vejo, mas adorei ler sobre o documentário.

Responder
avatar

eu assisti no cinema, assim que estreou , mas achei que exageraram no lance de ser herói ... gostei de muito material inédito e ainda mais de ele ter enfrentado tudo, sem papas na língua ... muita gente saiu do cinema chorando rss

Responder
avatar

Gi, vc pode perceber que eles forçam bastante dizendo que o Senna era a única alegria dos brasileiros......

Mamis, quando estiver emocionalmente preparada assista!

Responder
avatar

I visited multiple sites but the audio feature for
audio songs existing at this web site is genuinely superb.


Feel free to surf to my site; GFI Norte

Responder