Clássicos da TV Brasileira - As aventuras de Tintim



Aproveitando que o filme do Steven Spielberg estreou recentemente no Brasil, resolvi falar da série de desenho animado, “As aventuras de Tintim”, que passava na TV cultura. A animação foi uma adaptação franco-canadense baseada na série de livros de mesmo nome, do autor Hergé.

O desenho mostrava as histórias vividas por Tintim, um jovem repórter que se metia em várias enrascadas, juntamente com seu fiel escudeiro, o cachorro Milu, mas tudo em prol de sua profissão! Ao longo do desenho outros personagens apareciam de forma constante como o Capitão Haddock, melhor amigo de Tintim, os detetives Dupond e Dupont, o professor Girassol e a cantora de ópera Bianca Castafiore.

“As aventuras de Tintim” sempre apresentava o mesmo padrão, já que a cada episódio Tintim tinha um mistério para ser resolvido e os personagens secundários se mostravam da mesma forma, mas ainda assim, às vezes, eu gostava de assistir ao desenho.



Hoje eu sei que a série e os quadrinhos nunca foram muito apreciados pelas críticas, principalmente americanas, e que, inclusive, Hergé foi acusado de racismo e até mesmo de ser misógino (já que não apareciam muitas mulheres nas suas histórias). No entanto, os personagens sempre foram carismáticos e quem é da minha geração sabe que na nossa época, a TV Cultura era nossa TV por assinatura, ou seja, era o único canal que a gente podia contar com coisas diferentes e apropriadas para nossa idade.

Acredito que aqui no Brasil não chegou a ser um dos maiores sucessos da TV, mas sem duvida deixou sua marca.

Michele Lima

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
0 Comentários
0 comentar