Geralmente eu não coloco só um único curta como indicação, mas esse merece um post só dele!
A história só dura 15 minutos, mas é o suficiente para você se envolver nesse delicado enredo, em que mostra logo a princípio o Senhor Lessmore sendo levando por um furacão, que me lembrou imediatamente do tornado de “O mágico de Oz”. No entanto, se os sapatinhos vermelhos de Dorothy a levaram junto com o tornado à terra de Oz, o furacão desse curta leva o Senhor Lessmore, juntamente com seu livro de capa vermelha, a um mundo em que as letras se desprendem dos livros e estes voam!
Neste mundo, em que o realismo é fantástico, os livros não apenas sabem voar, como também possuem vida própria, vida esta impulsionada pela leitura dos livros, sendo evidente que a relação leitor-autor pode dar assas a imaginação de maneira denotativa.
“Os fantásticos livros voadores do Senhor Lessmore” foi indicado ao Oscar 2012 de melhor Curta-Metragem (animação) e cheguei a ele por conta de uma indicação da minha amiga Jaci do blog “Uma Pandora e sua caixa”. Como é uma história linda e delicada, acho que vale a pena conferir!
Michele Lima