Noite em casa - Tomboy


O filme “Tomboy” foi lançado em 2011, é uma produção francesa dirigido por Céline Sciamma de “Lírios d´água”. Ele conta a história de uma garota chamada Laure (Zóe Herán), que devido ao emprego de seu pai a família vive de mudança. Ao chegar no novo condomínio e começar a fazer amizade com as crianças do local, Laure resolve se apresentar como Mikael. Laure tem 10 anos, cabelos curtos e só se veste com roupas masculinas, o tempo todo ela realmente se sente confortável sendo um menino e convence todos, inclusive Lisa (Jeanne Disson), por quem se apaixona.

O filme é feito praticamente com as crianças, como elas estão de férias escolares aproveitam o tempo livre com muitas brincadeiras, os diálogos são tipicamente da idade delas, o que nos remete a infância e a sensação provoca nostalgia. Podemos perceber que foi muito bem dirigido, já que é tudo muito bem construído, feito o tempo todo com muita delicadeza, principalmente ao ver também a uma amizade baseada na cumplicidade entre Laure e sua irmã mais nova Jeanne (Malonn Lévana), afinal, ela a ajuda em todos os momentos.


Obviamente não se pode guardar um segredo desses por muito tempo e tudo pode fugir do controle de Laure por ser Mikael também. Vemos ainda que os pais não se incomodam que ela se vista como um menino, inclusive o pai tem uma forte afinidade com Laure, a relação familiar é muito boa, no entanto, tudo pode mudar, ou não.

Esse é um dos filmes que entraram na lista dos meus favoritos, ele exige reflexão, apesar de ser bem intimista, por isso convido todos a assistirem, além de ter um tema bem pertinente, ele conta com um excelente elenco infantil, destaque para a atriz Zóe Herán que está simplesmente incrível, além da Malonn Lévana e Jeanne Disson. Duração: 84 minutos

Elda Rodrigues

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
6 Comentários
6 comentar
avatar

Nunca tinha ouvido falar nesse filme. Fiquei curiosa. Se puder, verei. =)

Responder
avatar

Nunca tinha ouvido falar, mas parece ser muito bom.

Responder
avatar

primeira vez que ouco falar - vou ver se acho por aqui

Responder
avatar

Meninas, eu tb achei super interessante!

Responder
avatar

Assistam é simples mas tocante.

Responder
avatar

Esse filme foi muito bem recebido pela crítica, porém circula em circuíto mais "Cult".

Responder