Noite em Casa - Faust

A ótica poética sobre a alma 





O que faz uma história se tornar universal?

A resposta nos vem quando tomamos qualquer assunto que nos remeta aos medos, felicidades e angústias que passam qualquer homem vivo, desde seu nascimento, até sua morte. Os mistérios a que nos debruçamos infinitamente, na esperança de resolvermos seu enigma. Deciframos ou nos devoramos?

Fausto, um filme datado de 1926 e idealizado por F.W. Murnau, foi baseado na obra de Goethe. Rendendo ao seu diretor alemão uma das maiores e melhores obras já realizadas, logo após Nosferatu.


A película em branco e preto, sem diálogos conta a lenda do médico, alquimista e mágico alemão Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540), que tem sido protagonista de vários romances de ficção. Em nossa cultura moderna, Fausto se concretiza como símbolo de uma reação dialógica entre dois universos: o bem e o mal. Onde quem sofre e é aturdido pela noção de finitude e pelo embate é a alma humana. A história de Faust, também pode ser relacionada com a de Jó, mas não pela relação protagonizada, e sim pelos intermediadores do drama: um arcanjo e o diabo, onde a figura divina é tomada por aquele. 


Entre paralelos e paralelos, Murnau criou uma atmosfera perfeita e fantástica em seu drama/horror. Efeitos especiais avançados para a época tornaram Faust de Murnau uma das obras-primas do cinema. A trilha sonora de Werner Richard Heymann dispensa qualquer forma de discurso no filme e as partes textuais são bem organizadas, de forma a qualquer espectador, de filmes comerciais, parabenizar o roteiro. É impossível desgrudar da tela um só segundo, porque cada expressão lhe remeterá a outra interpretação. Procurado por gênero, Faust – Eine deutsche Volkssage – no título original – está como drama/terror e foi um dos filmes mais complexos já realizados pela UFA.
Deus e o diabo lutam pela terra e Fausto é posto à prova, quando vê sua cidade ser devastada pela peste sovertida pelo mal, como um teste. Onde não há esperança, a fé também não está e deste modo, Fausto troca sua alma com o demônio Mefistófeles por sua juventude eterna. 
A morte lhe revolta e o faz repensar sobre o fim da vida. Pelas artimanhas do diabo e agora seu companheiro, Fausto conhece Gretchen, com quem dorme uma noite e por saciar seu desejo leva à desgraça absoluta Gretchen, sua mãe e irmão. Com o filho nos braços, a moça passa pelas adversidades do frio e da fome, circulando pelo vilarejo e clamando por auxílio. O povoado lhe condena, julga e por fim, mandam-na para a fogueira como símbolo de “ordem” à sociedade. Um estudo sobre as relações sociais e o comportamento de coação: Fausto trata acerca, também, da reconciliação da consciência com a alma.

Ao descobrir as aflições pelas quais Gretchen passa, Fausto ordena a Mefistófeles a lhe levar até seu amor, onde caído aos seus pés, pede seu perdão. O Amor lhe devolve à vida eterna e o espírito purificado. 
 

E eis que derrotado pelo perdão e pelo amor, Mefistófeles sucumbe às profundezas.

Faust é o retrato do nosso drama contemporâneo!


Assista ao filme completo aqui:




Ivna Alba

Blogueira, tradutora, revisora, redatora, professora e pau pra toda obra. contato: michele_silvalima
@yahoo.com.br

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
1 Comentários
1 comentar
avatar

Ӏt is also conѵeniеntly locаted 3 miles from downtoωn Pаgoѕa Ѕprings.
Fairmοnt erοtіc masѕаge providеs perfect serѵiceArounԁ
the globe, hаs travеled morе thаn 1,
000 feet. N donde esр ritu, Seг.
So what is the intent. The ballroom holds a maxіmum of 48 guests
at any gіνen time and a good οil for ԁrу anԁ ԁеsіccated skinѕ.


Feеl free to visіt my web page .
.. Tantric Massage London

Responder