O Que Nós Fizemos No Nosso Feriado


O Que Nós Fizemos No Nosso Feriado (What We Did on Our Holiday, 2010) é um filme que retrata de uma maneira brilhante dramas familiares sem ser um filme extremamente dramático! 

O longa mostra a família de Doug (David Tennant) indo para Escócia visitar seu pai, o avó das crianças e eu diria que nada está sendo fácil para eles, a começar pelo fato de Doug e Abi (Rosamund Pike) brigarem o tempo todo e as crianças, super espertas detestarem isso. O casal está se separando, mas vão precisar manter as aparências durante o feriado, o que não é nada fácil já que as crianças não são muito boas em mentiras. E como se não bastasse, precisam também lidar com a família perfeita e a doença terminal de Gordie (Billy Connolly).


Interessante notar que o filme tem várias camadas de complexidade por baixo de uma aparente simples comédia familiar, questionando a superficialidade da família perfeita e padrão, tratando de temas como vida e morte, valores familiares, divórcio e deixa bem claro que muitas vezes as crianças são mais maduras do que os pais! Aliás, a sinceridade extrema delas faz com o filme tenha cenas bem divertidas.

Os diálogos são ótimos, com uma narrativa leve e ao mesmo tempo forte e impactante! A direção de Andy Hamilton Guy Jenkin consegue mostrar de maneira simples e inteligente assuntos mais indigestos e complicados, descomplicando tudo. É quase como ver um comercial de margarina em que aparentemente está tudo lindo, mas um telespectador mais atento vai perceber que o cenário está desmoronando. Também vale destacar a fotografia que é belíssima, nos mostrando os cenários da Escócia.


Quanto aos autores, David Tennant, que já fez Doctor Who e Jessica Jones, continua mostrando ser um ator carismático, bastante versátil! Aliás, sua química com Rosamund Pike foi excelente.

Talvez por ser um filme britânico e não Hollywoodiano, O Que Nós Fizemos No Nosso Feriado não teve um grande marketing e nem foi muito comentado, uma pena, porque é um filme interessante, que nos diverte e nos faz refletir. Ponto para a Netflix por ter colocado em sua grade.

Pra quem gosta de drama, mas não quer ver nada pesado e ao mesmo tempo dar algumas boas risadas, fica a recomendação.

Michele Lima
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Comentários
10 Comentários
10 comentar
avatar

Oi Michele, tudo bem?
Obrigada por sua visita e comentário lá no Doces Letras.
Eu adorei sua dica. Não conhecia o filme, mas tenho certeza que vou gostar. Eu curto demais os atores principais e já os acompanho há muitos anos.
Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br

Responder
avatar

Mi, tá no pc, só falta eu sentar e ver! Eu vou, só preciso acabar de ler o segundo livro de Uhtred. bjs

Responder
avatar

Oi Michele,
Não conhecia o filme e já gostei bastante do enredo só pela suas palavras.
Vou colocá-lo na minha lista.
Bjs
Diário dos Livros

Responder
avatar

Oi, Michele! Não conhecia o filme, já quero ver! É bem o tipo de história que costumo gostar.

Beijos, Entre Aspas

Responder
avatar

Olá, Michele, tudo bem?

Faz tempo que não assisto um filme de comedia, sinceramente não sou muito ligada a filmes também, mas este parece bom, com toque de drama no ponto certo e humor, estou com bastante filme em espera, mas quando tiver tempo vou assistir, obrigada pela visita no Resenha Atual.

Beijinhos

http://resenhaatual.blogspot.com.br/

Responder
avatar

Gostei da sua análise. Eu assisto poucos filmes vou colocar esse na lista.

Beijos, Vanessa
http://amamosaleitura.blogspot.com.br/

Responder
avatar

Primeira vez por aqui e já adorando. Se não me engano esse filme tem no catalogo da Netflix. De primeira não tinha me interessado mas depois da sua resenha irei dá uma chance!
Instante Efêmero
Beijos

Responder
avatar

Tem sim Bianca, dá pra ver no Netflix! <3

Responder